Postagens populares

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Porque nos viciamos.


O vício proporciona muito prazer ao viciado, é uma compulsão, um desejo forte, aliada a incapacidade de controlar as ações decorrentes desse desejo.
O viciado não consegue largar o vício porque o grau de compreensão do seu comportamento é muito pequeno. 
O viciado geralmente sofre algum tipo de problema emocional, e faz uso do vício para fugir da realidade, só que o efeito passa, os problemas retornam e a pessoa continua no vício. Substituíndo a dor pelo prazer, e o círculo vicioso se torna mais forte e frequente.
Por trás do vício, em geral encontra-se uma pessoa depressiva e ansiosa e a pessoa mascara o sofrimento de maneira falsa.
O problema se agrava quando o viciado torna-se violento, sob o efeito das drogas ou pela abstinência, extravasa ódios e mágoas reprimidos, causando dor e sofrimento aos amigos e familiares, principalmente esposa e filhos.
O viciado nunca deve dizer que não consegue se livrar do vício deve sim, procurar ajuda nas instituições competentes, de terapias, psicólogos, psiquiatras e outros profissionais.
É fundamental se convencer que quer largar o vício, esse é o primeiro e mais importante passo para se livrar da compulsão e depois procurar ajuda profissional para combater a depressão e a ansiedade.
As drogas quebram os mecanismos neuróticos de defesa e censura. Quem quer ficar livre do vício, precisa procurar ajuda dos familiares e profissionais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário